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Notebook recebendo um e-mail marketing para clínicas médicas.

E-mail marketing para clínicas médicas: guia completo

Você está constantemente buscando maneiras de interagir com seus pacientes e fidelizá-los, mas sempre imagina que isso será caro ou trabalhoso demais, certo? Na verdade, existem soluções acessíveis para isso. Além das redes sociais, você pode utilizar o e-mail marketing para clínicas médicas. Mas, você sabe o que é e como utilizá-lo de forma eficaz?

Embora o termo possa parecer complicado, o e-mail marketing é simplesmente uma forma de comunicação por e-mail com sua base de pacientes, que pode incluir tanto clientes atuais quanto potenciais clientes (leads).

Como essa ferramenta é online e utiliza softwares específicos, você pode analisar o retorno das suas campanhas através de relatórios e análises, permitindo otimizações constantes.

Por isso, continue lendo para entender melhor como usar essa forma de comunicação com seus pacientes e até mesmo com aqueles que ainda não são seus pacientes.

Por que devo utilizar?

O e-mail é uma ferramenta eficaz para construir e manter um relacionamento sólido com os pacientes em todas as etapas: antes, durante e após uma consulta. No entanto, para fidelizar pacientes e atrair novos, não basta enviar qualquer tipo de e-mail. A qualidade do conteúdo é um fator fundamental.

Assim, é essencial oferecer aos pacientes conteúdo relevante e atualizado. Ao atrair pacientes com informações valiosas, é possível aumentar o engajamento, incentivando o compartilhamento de posts e o acesso ao site. Além disso, um conteúdo de qualidade pode gerar um excelente retorno através do marketing boca-a-boca.

Quais são as melhores estratégias de E-mail marketing para clínicas médicas?

Vamos explorar as melhores estratégias para um envio eficaz de e-mail marketing para clínicas médicas ou consultório médico:

1. Segmente sua lista de envios

Segmentar sua lista de e-mails significa dividir os pacientes que receberão cada tipo de mensagem para garantir que o conteúdo seja relevante para eles. Isso aumenta a probabilidade de interesse e reduz a chance de seus e-mails caírem na caixa de spam. A segmentação pode ser feita por critérios como sexo, idade, interesses e procedimentos já realizados.

2. Utilize um domínio próprio

E-mails enviados a partir de domínios gratuitos e públicos têm uma maior chance de acabar na caixa de spam. Quanto mais exclusivo for seu domínio, mais as ferramentas de rastreamento considerarão seu e-mail legítimo. Portanto, use um domínio personalizado, como contato@drSEUNOME.com.br ou nome da sua clínica, para aumentar a credibilidade.

3. Crie conteúdos interessantes

Produzir conteúdos atraentes é fundamental para iniciar e manter um relacionamento de confiança com seus pacientes. Conteúdos interessantes fazem com que os pacientes se sintam mais inclinados a confiar em você e utilizar seus serviços no futuro. Esses conteúdos podem ser entregues por meio de newsletters, promoções, eBooks, planilhas, infográficos, entre outros.

Portanto, a melhor estratégia sempre será aquela que se baseia na construção de confiança e relacionamento com seus pacientes. Afinal, ao demonstrar dedicação em entregar conteúdo relevante de forma sistematizada e contínua você irá  transmitir a mensagem de que você se importa com o bem-estar deles.

Como enviar um E-mail que entregue resultados?

Enviar um e-mail marketing eficaz requer atenção a diversos detalhes. Vamos explorar os pontos-chave para garantir que seus e-mails alcancem e engajem seus destinatários:

Atraindo a abertura do e-mail

O sucesso de um e-mail marketing começa com sua abertura. Para isso, o título deve ser atraente o suficiente para despertar a curiosidade do leitor. Além disso, é essencial identificar claramente quem está enviando o e-mail. Inclua um cabeçalho no início e uma assinatura no final, onde você pode adicionar o logotipo da sua clínica para facilitar a identificação visual dos pacientes. E-mails sem uma identificação clara têm menos chances de serem abertos.

Personalização e saudação

Inicie seu e-mail com uma saudação personalizada. Saber como o paciente prefere ser chamado pode fazer toda a diferença. Essa informação pode ser coletada no momento do cadastro do paciente. Por exemplo, um e-mail começando com “Olá, Ana. Tudo bem?” cria uma conexão mais próxima e pessoal.

Desenvolvimento do conteúdo

Ao desenvolver o texto do e-mail, mantenha a brevidade e a objetividade. As informações devem ser claras e completas, mas sem se tornarem excessivamente longas. Se você tiver muito conteúdo para compartilhar, considere criar um eBook, um infográfico ou dividir a informação em vários e-mails.

Organize o texto em tópicos e utilize exemplos para ilustrar seus pontos. Destaque palavras ou frases importantes em negrito para chamar a atenção do leitor. Se estiver disponibilizando um arquivo, inclua um botão de conversão no final do e-mail. Esse botão pode levar a um formulário que os pacientes preencham para receber o conteúdo, permitindo que você colete informações valiosas.

Finalização do E-mail

Finalize o e-mail com uma assinatura que inclua uma despedida cordial, seu nome e links para suas redes sociais. Isso não só dá um toque pessoal ao e-mail, mas também oferece aos pacientes uma maneira fácil de seguir e interagir com você em outras plataformas.

Ao seguir essas práticas, você aumentará significativamente as chances de seus e-mails serem abertos, lidos e acionados, fortalecendo seu relacionamento com os pacientes e promovendo sua clínica de maneira eficaz.

Andreo Costa

Andreo Costa

Especialista em gestão de marketing digital

| CNPJ: 11.016.588/0001-98