Atualizações da Meta irão transformar a forma como se desenvolve hoje o marketing médico. Isso porque sites abordando certas questões de saúde perderão o acesso a campanhas de conversão. Além disso, outros anunciantes encontrarão algumas novas limitações quando tentarem anunciar para etapas mais avançadas do funil. Portanto, você precisa fazer uma revisão em seus anúncios, para certificar-se de que eles estão de acordo com as novas normas. Continue a leitura, pois vamos orientar você sobre essas mudanças nos anúncios para marketing médico.
O que motivou essas mudanças nos anúncios para marketing médico?
O foco está na privacidade. Até agora, se um usuário da internet pesquisa por algum termo de saúde, uma doença ou um sintoma, por exemplo, os mecanismos de busca armazenam os seus dados. E isso permite que ele seja posteriormente impactado por anúncios. Porém, tem havido uma crescente demanda por mais privacidade. Ou seja, muitos usuários não querem que os anúncios sobre o tema que pesquisaram os “persigam”. Aqui há espaço para discussão, obviamente. Afinal, se alguém está procurando por um médico para uma certa questão de saúde, é ótimo que ele consiga encontrar na rede o profissional do qual ele necessita.
Seja como for, a Meta fez algumas alterações na forma como será possível anunciar daqui para frente. Basicamente, todos os anunciantes de saúde terão suas fontes de dados categorizadas, e cada categoria será classificada em dois tipos:
- Propriedades totalmente restritas: para elas, o Meta não permitirá nenhuma campanha de conversão. Um exemplo são domínios específicos para condições de saúde, como “tratamentocapilar.com”.
- Propriedades com restrições médias: essas encontrarão limitações quando quiserem otimizar suas campanhas para níveis mais baixos do funil.
Veja o que a Meta disse sobre o assunto:
“A partir de janeiro de 2025, começaremos a implementar restrições adicionais em certas categorias de sites e aplicativos que usam as Ferramentas de Negócios da Meta como parte dos nossos esforços contínuos para ajudar a evitar que anunciantes compartilhem informações que não são permitidas de acordo com nossos termos. É essencial que você reveja as categorias de suas fontes de dados no Gerenciador de Eventos para garantir que estão corretamente categorizadas.
Nossos sistemas são projetados para ajudar a detectar e remover informações compartilhadas por meio das Ferramentas de Negócios da Meta que podem não ser permitidas. Estamos também categorizando fontes de dados, como sites e aplicativos que nos enviam dados, com base nos tópicos relacionados e nos produtos/serviços oferecidos. Isso nos ajuda a determinar como sua fonte de dados pode ser categorizada, inclusive se ela pode cair em uma categoria com restrições.
Dependendo da categorização atual da sua fonte de dados, seus sites ou aplicativos podem ser totalmente restritos de compartilhar todos os dados de eventos por meio das Ferramentas de Negócios da Meta nas regiões-alvo. Isso pode impactar o desempenho de suas campanhas.”
Como isso afeta o profissional de saúde anunciante
De maneira geral, essas novas normas da Meta afetarão os anunciantes de duas formas. A primeira delas é a criação de públicos. Públicos criados com eventos BOF (pixel e API de conversão) podem sofrer restições, limitando o retargeting e a criação de públicos semelhantes (Lookalike).
A segunda forma diz respeito às campanhas de fundo de funil. Ao fazer a otimização, você terá de focar em eventos acionados por cliques em CTAs em vez de sumissões de formulários. Mas há também alguns pontos que permanecem iguais: a Meta não mencionou restrições para fontes de dados de formulários de leads. Além disso, estratégias para o topo do funil, que não dependem de ações de conversão restritas, também não sofrerão impacto.
Como se adaptar às mudanças nos anúncios para marketing médico
Vamos lhe fornecer aqui algumas sugestões que certamente ajudarão você com isso. Contudo, não se esqueça de que o olhar de um profissional de marketing médico sobre os seus anúncios sempre será salutar. Você não precisa “adivinhar” ou “se virar sozinho”. Dito isso, o que você pode fazer:
- Analise a categorização que a Meta fez em suas fontes de dados: no Gerenciador de Eventos da Meta, verifique se você não caiu em categorias restritas. E, se achar que a categorização está incorreta, solicite uma revisão.
- Ajuste os objetivos de suas campanhas: se você caiu em alguma restrição, foque em objetivos de topo ou meio de funil.
- Use uma abordagem centrada na privacidade: crie nomes de eventos neutros e evite rastreamento que não esteja de acordo com BAAs (Acordos de Associação Comercial).
- Diversifique suas plataformas: considere anunciar também em outros meios, como o Google PMAX, TikTok e outros canais além da Meta.
Por fim, estamos à sua disposição para esclarecer um pouco mais e fornecer orientações personalizadas, de acordo com o seu negócio. O marketing médico já tem passado por muitas mudanças na última decada e, com o tempo, sempre é possível se adaptar. Nosso conselho: não se assuste. Apenas continue dando o seu melhor e, se precisar, fale conosco.